quinta-feira, 31 de julho de 2014

Chipotle : Cultive um mundo melhor


terça-feira, 22 de julho de 2014

As asas de Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón pintou sua dor com maestria.



13 de julho de 1954 morre cumprimentando a vida , e como seus quadros viveu em cores e com muita emoção.

Sandías con leyenda : Viva la vida, seu último quadro que resume sua passagem por este mundo , alegria de viver e cores para sonhar.

Frida teve sua vida marcada por dois grandes acidentes: um quando viajava de ônibus aos 19 anos que lhe fraturou a coluna em três lugares, a clavícula, três costelas, a perna e o pé direito; outro quando conhece Diego Rivera e se apaixona por sua obra e seus encantos.

Com o primeiro acidente vive sua vida sublimando a dor e as infinitas intervenções cirúrgicas que enfrentou, além da tripla fratura pélvica que lhe impediu de ser mãe. Com o segundo acidente conheceu a dor de amar alguém que seria um leal companheiro mas um marido infidelíssimo ( inclusive teve um romance com sua irmã, Cristina Kahlo ).






                 


Sua obra é atemporal e sem fronteiras, ainda que sempre levou o seu México no coração e nas cores fortes com que se retratava com frequência. Morou em Nova Iorque onde expôs trabalhos além de San Francisco e Boston, mas se sentia um pássaro longe do ninho e deprimida sem a presença de Diego Rivera com quem volta a casar em 1940. Regressa , no ano seguinte, ao México e pinta vários autorretratos.

Segue expondo suas pinturas pelos EUA  juntamente com seu interesse pela política e pelo comunismo.





O filme Frida tenta retratar não a pessoa vistosa, controversa, revolucionária mas a mulher que ama a vida , um amor incondicional acima e além da sua dor, um amor além da possessão quando se refere ao homem.


hayek.mp3


Com certeza se estivesse viva diria que gostaria de ser lembrada pela sua beleza interior capaz de recriar a dor e o desamor com arte e cores !

VIVA LA VIDA!


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Muita calma nessa hora

Em tempos de Copa em casa; invasão de torcedores estrangeiros ; tensão emocional dos jogos; manifestações políticas e politiqueiras; violência dentro de campo e fora dele : VÁ DE CONTRAFLUXO!
ESQUEÇA O ESTRESSE GERAL E PONHA EM PRÁTICA O MOVIMENTO SLOW E, MAIS QUE TUDO , MANTENHA-SE CALMO!

Então: Keep calm,  relaxa e goza o momento. Na primavera de 1939, quando a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra , o governo inglês decidiu imprimir cartazes para acalmar a população - três pôsteres no mesmo padrão design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI, à frente do país na época.

Três versões foram enviadas à gráfica.Na primeira , as letras elegantes, a coroa e a frase: "Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória". Na segunda, o mesmo design e a mensagem: " A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força". Os dois primeiros pôsteres foram distribuídos em setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram  paredes e janelas de lojas e vagões de trem. A terceira versão é aquela famosa. Só que os ingleses da época nunca viram o cartaz com a frase "Keep calm and carry on", pois ele foi guardado para ser exposto só em situação de crise ou de invasão - e acabou não sendo lançado.
Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster foi descoberto e virou meme mundial : estava em um sebo na costa nordeste da Inglaterra, no meio de livros empoeirados. Ao encontrá-lo, a dona da livraria o enquadrou e o pendurou na parede- e o pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. A frase ganhou o mundo - talvez pelo conselho sensato, pela mensagem universal.

Então mantenha-se calmo e siga em frente .
 Vai pegar fila: leve um livro ou Mp3. Vai atrasar o voo: leve um edredom para dormir todo torto nas desconfortáveis poltronas dos aeroportos brasileiros. Não pôde viajar: desfrute a companhia dos amigos. Neymar fora da Copa 2014 : relaxe, os outros 22 jogadores darão conta do recado e se não der, seus problemas  continuarão os mesmos. 
Afinal a hora é de brincar e ser feliz!
O fato de você extravasar a frustração represada ou a indignação secular dos problemas intrínsecos brasileiros pode ser ricocheteada na sua direção.
Você pode escolher se vai entrar em campo e fazer um gol, se vai perder com dignidade, ou se vai ficar na arquibancada xingando o juiz. 
Não esqueça : A FESTA É NOSSA !




Obs: Texto revisitado de Vida Simples dez/2012